Componentes:

1-Farol de Milha
2-Relê Automotivo, com corrente nominal de 20A*
2.1-Contatos Normalmente Abertos (NA ou NO) do Relê
2.2-Contatos de Alimentação do Relê (12V)
3-Fusível de 20A, com porta-fusível apropriado**
4-Chave de Partida do Veículo
5-Chave Liga/Desliga (5A)
6-Fusível de 0,5A, com porta-fusível apropriado
7-Bateria do Veículo




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Web Disaster:

Rafael Reis
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Esquema para instalação de farol de milha em jipes.

por Mauricio de Oliveira e Silva

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Corrente Nominal Bitola (Diâmetro) do Condutor
5A 1mm2
10A 1,5mm2
20A 2,5mm2
30A 4mm2
50A 6mm2

*A corrente nominal do relê deve ser sempre superior a corrente nominal da carga que ele está alimentando. Ex.: Um farol de milha de 75W de potência irá consumir uma corrente de 75(W)/12(V), que é igual a 6,25(A) (Para encontrar o valor da corrente nominal do farol, basta dividir o valor da sua potência (W) pelo valor da tensão da bateria (V)). Assim, um relê de 20A pode acionar uma carga de até 200W (na verdade, fazendo as contas, é possível acionar uma carga de 240W, mas é sempre aconselhavel trabalhar com uma boa margem de segurança). Um relê de 20A pode acionar com tranquilidade um farol de 100W, ou de menor valor. Para grupos de farois, basta ir somando a potência individual de cada um (Ex.: dois farois de 75W cada têm uma potência conjunta de 150W), até encontrar a potência total do conjunto, para entâo determinar o valor da corrente a ser consumida.

**O valor do fusível não pode ser muito maior que a corrente nominal consumida pelo farol. Assim, um farol de 75W pode ser protegido por fusíveis na faixa de 7A (mínimo) a 10A (máximo).

A bitola do contutor usado para alimentar os farois deve ser compatível com corrente consumida. De uma forma geral, pode-se usar os valores:

O condutor deve ser de boa qualidade, com dupla isolação e a alma (os fios internos) não pode ser maciça (um único fio). Condutores de alma maciça são pouco flexíveis, o que torna o trabalho de instalação mais complicado. Todas as emendas devem ser soldadas e não somente unidas, principalmente as emendas que vão ficar expostas. Dica: depois de feita a emenda, com solda, e passada a fita isolante, cubra tudo com uma camada de borracha de silicone; evite sujar as emendas com graxa ou pó antes de passar a fita isolante e a borracha de silicone. Não use produtos que deixam resíduos para limpar as emendas (sabão, gasolina, etc).

O relê automotivo costuma ter dois tipos de contatos, um "normalmente fechado" (NF ou NC) e outro "normalmente aberto" (NA ou NO) na seguinte disposição:

É necessário que estes contatos estejam corretamente identificados pelo fabricante ou pelo vendedor. Além deles, o relê irá apresentar outros dois contatos (ou um, se a carcaça dele for aterrada). São os contatos de alimentação do relê. Quando forem ligados na tensão da bateria (12V), o contato normalmente fechado (NF) do relê se abrirá e o contato normalmente aberto (NA) se fechará. Nesta montagem, são usados os contatos NA (e o comum) e alimentação. Use conectores apropriados para os contatos do relê.